Como escolher um domínio eficiente? Parte 2

novembro 01, 2011
Ludicca Multiagência

No post anterior tratamos do tema, singularidade, neste vamos tratar do tema longevidade, que significa tão somente o tempo que o seu domínio vai “durar”.

Mas seria o tempo de reserva de um domínio um fator influenciador na minha escolha?

Em uma resposta direta, Sim! Veja que a sua escolha pode estar baseada em uma ação breve de marketing, o que é comum em hostistes de promoções. Estas ações promocionais têm um prazo determinado de validade e na maioria, isso mesmo, maioria das vezes e não todas elas, o domínio acompanha este prazo. Muitos desenvolvedores e agências digitais perceberam que um dos fatores de SEO para os mecanismos de buscas como Google, Yahoo, Bing a idade e o tempo de vida de um domínio servem para a valoração e ranqueamento da página.

Logo, mesmo as rápidas ações de marketing se beneficiam quando optam pelo registro de longo prazo do domínio Mas porque isso acontece? De maneira simplista o mecanismo de busca analisa assim:

O domínio daspamonhas.com.br tem uma idade de 3 meses e vence a validade em menos de 1 ano o concorrente “reidaspamonhas.com.br” tem uma idade de 3 meses mas a validade é de 5 anos, este ultimo sugere ao mecanismo de pesquisa que ele veio pra ficar, enquanto o outro por ter uma validade mais curta, sugere que pode ter sido criado, apenas com fins de SPAMMERS, ou outros motivos sombrios que existem aos milhares espalhados na internet.

Em alguns poucos casos a reserva de domínio por períodos curtos pode ser interessante, vejamos quando:

  • Você tem certeza absoluta que depois de uma campanha ou do prazo de validade nunca mais irá utiliza-lo.
  • O resultado não for justificar o investimento.
  • Sua campanha for baseada em Links Patrocinados
  • Sua campanha for basicamente off-line e não depender de busca orgânica.

Se você vai adquirir um domínio, leve em conta registra-lo por um período mínimo de 5 anos, para que os efeitos de valoração nos mecanismos de pesquisas possam trabalhar ao favor da sua marca ou empresa e possa ser notado nos resultados.

Comentários

No comments

You must be logged in to post a comment.